Estudo Bíblico Textual


MATEUS 7:17-23

17. “Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus”.
Os bons frutos refletem a glória de Deus e os maus frutos a glória do homem.

18. “Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons”.
Existe uma diferença porque um é trigo e o outro é joio. As obras dos dois são significativamente distintas.

19. “Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”.
Deus é amor, mas também executa Sua justiça para com todos os seres humanos. Um(a) servo(a) mal e negligente não serve para o Reino do Filho do Seu amor.

20. “Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis”.
É possível aos homens diferenciar o joio do trigo pelas obras que cada um executa, julgando-as (corretas ou não) de acordo com a Palavra de Deus.

21. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.
Nem todo bom religioso que professa o nome de Jesus está apto a entrar no Reino de Deus. “Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” Mc 7:6-7. Desde a época do Antigo Testamento muitos religiosos tentavam às vezes com um certo esforço dedicar a Deus uma adoração que não O agravada, ou seja, sem quebrantamento de coração.

22. “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?”
Quem pergunta é porque tem dúvidas, está inseguro(a) ou sente estar vivendo num engodo. Essa pergunta prova que muitas pessoas estão vivendo uma fé inconsistente e ineficaz. Mas como ineficaz, se profetizamos, expulsamos demônios e fazemos muitos milagres?

·         Três perguntas:

I. O profeta prega e vive de acordo com a Palavra de Deus?
É necessário que o profeta tenha uma vida de constante renúncia e não uma vida regalada. O exemplo de Cristo é a vida do profeta?
II. O demônio foi realmente expulso?
A incredulidade também não pode ser considerada como um estado demoníaco da pessoa, visto que ela não tem interesse em se aprofundar no conhecimento de Deus através de Sua Palavra? O estudo da Bíblia também promove a intimidade entre a criatura e o Criador.
III. O milagre é legítimo?
Se é legítimo, foi pelo poder que há nome de Jesus que ele ocorreu. São os atributos de Deus, e não os dos homens que precisam se refletir através das boas obras da fé genuína.

23. “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.
Muitos falavam, expulsavam demônios e faziam muitos milagres em nome de Jesus, mas verdadeiramente não o conheciam. Quando Jesus diz nunca vos conheci, podemos entender claramente que não havia uma amizade íntima, desprovida de vanglória e egoísmo. Aquele(a) que travestiu-se de trigo não poderá jamais ter um relacionamento íntimo com o Senhor da ceara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário