Escatologia Bíblica


O PRINCÍPIO DO “FIM”
Parte I

“Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada” Mt 24:1-2.

A cidade de Jerusalém foi destruída pelos romanos em 70 d.C. Tito, o comandante do exército romano, liderou o cerco e a ruína de Jerusalém, como descreve o historiador judeu do primeiro século, Flávio Josefo, no livro Guerras dos Judeus, que foi publicado cerca do ano 75 d.C. De acordo com os Evangelhos, Jesus profetizou este evento aproximadamente no ano 30 d.C.

“No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século” Mt 3:3.

Jesus não aponta uma data específica para a Sua vinda, mas relata com “assombrosa” clareza os sinais que precederão Sua segunda vinda na consumação do século.

“E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos” Mt 3:4-5.

Surgirão homens enganadores e espíritos de demônios que disseminarão o erro no meio dos “neófitos” na fé e no conhecimento de Deus.

“E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores” Mt 24:6-8.

Os jornais estão repletos de notícias de guerras e ameaças terroristas. A fome também tem sido noticiada com freqüência e os terremotos tem se intensificado em muitos países, inclusive no Brasil. O princípio das dores, como disse Jesus, já está à vista de todos.

“Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome” Mt 24:9.

Segundo a Missão Portas Abertas os dez países onde é mais difícil viver e professar o verdadeiro cristianismo são: Coréia do Norte, Afeganistão, Arábia Saudita, Somália, Irã, Maldivas, Uzbequistão, Iêmen, Iraque e Paquistão. Na verdade, há perseguição ao evangelho e seus seguidores em todos os países do mundo, mas principalmente nos de maioria muçulmana. A perseguição nos países de maioria católica é pouco percebida, mas existente.

“Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” Mt 24:10-12.

Podemos acompanhar notoriamente o escândalo que alguns que se dizem cristãos estão promovendo através de disputas “teológicas” egoístas centradas único e exclusivamente na ganância por fama e dinheiro fácil. Nesse intuito muitos obreiros fraudulentos tem se levantado com seus sermões repletos de engodo e sórdida ganância. O amor está cada vez mais escasso no meio eclesiástico e secular. Pesquisas recentes apontam que o divórcio tem se tornado uma realidade cada vez mais presente na vida de muitos pastores e ovelhas. A igreja está se tornando mais institucionalizada, e, por conseguinte, menos espiritualizada. As pregações estão perdendo o poder e as músicas sacras estão se tornando cada vez mais egocêntricas. Maranata!

“Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” Mt 24:13.

Existem apenas dois passos para um seguidor fiel de Jesus: Negar-se a si mesmo, tomar a cruz, para a partir de então, segui-Lo. Perseverar é um verbo que representa a ação de seguir intimamente o verbo que se fez carne. A perseverança requer insistência (teimosia) em andar em direção à porta estreita, mas principalmente andar no sentido contrário à porta larga.

“E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” Mt 24:14.

Nesse versículo, Jesus afirma categoricamente que o sinal que precederá a Sua vinda será a pregação do evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. A partir de então, todos os projetos humanos terão o seu fim, para darem lugar ao projeto divino. Jesus reinará soberano com todos os seus fiéis seguidores. Os diplomas, as tecnologias e os avanços científicos da humanidade serão lançados no mar do esquecimento e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas (Is 65:17 – ler 18-25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário